Escola Municipal de Ensino Fundamental Vida Nova

Situada na rua Pedro Theobaldo Breitembach, 1931, no bairro Conventos. O educandário foi criado, no dia 02 de março de 1990, pelo Decreto nº 3.345 da Prefeitura de Lajeado.
A Escola está estruturada por Ciclos de Formação (1º, 2º e 3º Ciclos), sendo cada Ciclo constituído pelas Etapas I, II e III.
Atualmente a escola conta com 37 professores, que atendem aproximadamente 303 alunos divididos em 17 turmas, e com 7 funcionários.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Turma 23 desenvolve projeto sobre Universo

     O conteúdo Universo começou a ser desenvolvido do com os alunos da turma
23, inicialmente por fazer parte da ementa da Etapa III do 2° Ciclo,
conforme consta no Plano de Estudos. Ao perceber o envolvimento e interesse
dos alunos pelo conteúdo pensou-se em elaborar um projeto com base no que
os alunos precisam saber sobre o assunto e no decorrer de seu
desenvolvimento este foi sendo ampliado a partir das curiosidades e
interesses manifestados pela turma.

     A turma realizou pesquisas sobre o assunto utilizando a sala de
informática, confeccionaram cartazes sobre os planetas e em seguida
apresentaram para a turma as informações obtidas e montaram um mural do
sistema solar no fundo da sala, aprenderam sobre eclipses, representaram
através de desenhos o Sistema Solar e assistimos vídeos sobre o assunto.

Texto: Professora Micheli




















Formatura da Profe Vivian e Marlene no Curso Educonex@o

Curso Educonexão forma 27 professores em Lajeado
Iniciativa foi possível pela parceria firmada entre SED, Instituto Crescer e NET Educação
 
         LAJEADOEm solenidade ocorrida na noite de quinta-feira (05), a Secretaria de Educação (SED) encerrou o curso “Educonexão – Novas tecnologias para uma nova educação”, que formou 27 professores da rede municipal de Ensino Fundamental. Entre eles as nossas colegas Vivian e Marlene. A iniciativa do curso é fruto de uma parceria firmada entre SED, Instituto Crescer e NET Educação, e teve como objetivo preparar os professores para usufruir das tecnologias digitais nos processos de ensino. A representante da SED, Rose Heemann, considerou a oportunidade de um valor ímpar para os professores e, consequentemente, para os alunos da rede.
Na ocasião houve a apresentação de dois trabalhos de duas participantes do curso. Um deles foi o da professora Carla Kreutz, que aplicou seu trabalho junto aos alunos de 7ª e 8ª séries da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo André e outro trabalho da Professora Deisi Dullius da Emef Porto Novo que teve seu trabalho baseado no uso números negativos em nosso dia a dia. 
O “Educonexão” iniciou em 2011, quando foi ministrado nas cidades de Vitória, Botucatu, Taubaté e Marília. Neste ano mais quatro municípios foram beneficiados pelo curso, que passou por Farroupilha, Pelotas, Lajeado e Manaus. De acordo com a representante do grupo NET Educação, Rosângela Delage, esta é a primeira vez que o aprimoramento manteve o mesmo número de participantes do início ao fim, com nível zero de evasão. “Isto é mérito de vocês, que se dedicaram às aulas”, destacou, acrescentando que uma das metas é ampliar a abrangência do curso para um maior número de municípios.
A coordenadora de projetos de educação e tecnologia do Instituto Crescer, Renata Aquino, parabenizou a todos os participantes. “A ideia é que a gente leve esse conhecimento adquirido para outros professores”, salientou. Durante as aulas os participantes puderam realizar diferentes leituras e atividades, além de participar de fóruns de discussão e registrar o processo vivenciado em sala de aula. No município, o “Educonexão” foi ministrado em três módulos de formação, tendo duração de dois meses e carga horária de 40 horas. O primeiro encontro foi presencial e os demais foram realizados à distância.

Fonte: 

Prefeitura Municipal de Lajeado
www.lajeado.rs.gov.br
 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Festa de São João

     Demonstrando muita criatividade em suas vestimentas, alunos da Escola Vida Nova passaram a tarde do dia 23 comemorando São João.
     Muita pipoca, rapadura e a quadrilha puxada pela turma 22 animou à todos e transformou a escola num verdadeiro "arraiá".


Turma 32B e as Relações Interpessoais


     A criança, o adolescente, o jovem, quando sai de casa e vai para a escola, encontra pessoas de diferentes condições econômicas, políticas, religiosas, éticas. Então a primeira grande tarefa da formação da Escola é justamente ajudar as pessoas a saberem conviver com as diferenças. Como a escola é um espaço de aprendizado e de cultura, onde circula um grande número de pessoas, é normal que aconteça os conflitos. O que não pode é deixar de lado estas relações conflituosas, pois devem ser trabalhadas a fim de tornar os sujeitos mais tolerantes com o seu próximo.
     Foi desta forma que durante o primeiro trimestre de 2012 a turma da 2ª etapa do 3º Ciclo juntamente com o professor Affonso desenvolveu o projeto RELAÇÕES INTERPESSOAIS a fim de despertar nos alunos valores como respeito a si e ao outro, senso de coletividade e de responsabilidade, espírito de participação nas atividades em grupo.
     Veja nas fotos como foram algumas atividades desenvolvidas pelo grupo.