Escola Municipal de Ensino Fundamental Vida Nova

Situada na rua Pedro Theobaldo Breitembach, 1931, no bairro Conventos. O educandário foi criado, no dia 02 de março de 1990, pelo Decreto nº 3.345 da Prefeitura de Lajeado.
A Escola está estruturada por Ciclos de Formação (1º, 2º e 3º Ciclos), sendo cada Ciclo constituído pelas Etapas I, II e III.
Atualmente a escola conta com 37 professores, que atendem aproximadamente 303 alunos divididos em 17 turmas, e com 7 funcionários.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

" Da carta ao e-mail: a tecnologia da escrita encurtando caminhos e mudando as formas de relações"


Foi a partir do Filme "Querido John" que tudo começou...

O filme conta a história de um casal que, mesmo separado pela distância, visto que John é soldado do exército, se correspondem por cartas e e-mails.

Logo surgem as indagações da turma...

"Mas professora, eu nunca recebi cartas..."
"Professora as correspondências que o carteiro entrega na minha casa são sempre de contas a pagar"
"Eu não sei o que é um e-mail"

Eis então a ideia!!!


Professora Vivian Zuffo da Língua Portuguesa e Professora Ana Paula Lopes do Laboratório de Informática Educativa unem as novas e antigas tecnologias e dão início ao Projeto “DA CARTA AO E-MAIL: A TECNOLOGIA DA ESCRITA ENCURTANDO CAMINHOS e MUDANDO AS FORMAS DE RELAÇÕES”, um projeto que proporcionasse aos estudantes da última etapa do 3º ciclo da escola ( turmas 33ª e 33B) situações reais de comunicação, em que pudessem escrever a um interlocutor real, em um processo contínuo de exercício da escrita.

As atividades foram desenvolvidas tanto em sala de aula quanto no laboratório de informática. Na informática iniciou-se com um resgate histórico do surgimento do computador e da rede mundial de computadores. Criaram conta de e-mail e esta usaram de forma pedagógica para se comunicar com colegas e professores. Conheceram e utilizaram as características estruturais do gênero e assim o utilizaram sempre com uma linguagem adequada e correta dentro das regras da Língua Portuguesa. Nesta etapa, os alunos, também conheceram e compararam as diferenças e semelhanças entre estas duas formas de comunicação - carta e e-mail.

Explorando ainda mais a temática em estudo, trabalharam músicas, pesquisaram sobre os tipos de cartas se aperfeiçoando na estrutura de uma carta pessoal. Posteriormente criaram uma carta para trocar com um colega da turma escolhido através de uma dinâmica de grupo. Foram pessoalmente até a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos postá-la.

Expectativas, curiosidades, descobertas, foram sentimentos que permeavam as primeiras cartas e os primeiros e-mails trocados e que, aos poucos, foram dando lugar às novas amizades.

"As aulas foram muito legais, aprendemos sobre internet, e-mail, e o melhor de tudo foi poder conversar com todos os colegas, mesmo não sendo tão próxima deles!” Comenta Bruna Soto, aluna de uma das turmas.

Já Eduarda Scaravonatto destaca que nunca tinha se interessado em se corresponder por e-mail e que agora conversa até com colegas que nunca havia conversado antes.

O projeto, desse modo, conciliou conteúdos conceituais e atitudinais, propiciando momentos de reflexão pessoal, desprendimento e predisposição para estabelecer, por meio da escrita, novas relações interpessoais, pautando a função social da produção de textos assim como a compreensão real do cuidado com a linguagem.

"A grandeza do projeto está na superação de expectativas do próprio projeto, pois o caráter social da linguagem fez com que alunos e professoras se apropriassem da língua como competência inquestionável, encurtassem caminhos e mudassem, definitivamente, as formas de relações”. Finaliza a Professora de Informática. 





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